Atendimento presencial ou online. Agende seu horário

Devo cuidar ainda mais de minha saúde mental quando tenho o diagnóstico de endometriose?

Por: Paola Bagatim | Psicoterapeuta

A ciência já compreende não haver como dissociarmos nosso corpo de nossa mente. Por serem inseparáveis, quando somos diagnosticados com uma doença, temos que olhar para isso como uma oportunidade de olharmos para nós como nunca havíamos olhado antes.

De acordo com o ministério da saúde, a endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio. Sendo uma doença inflamatória crônica, é de difícil diagnóstico, tratamento e que, demandará acompanhamento por, pelo menos, toda a vida fértil da mulher.

Ao receber um diagnóstico como esse, é de extrema importância que a mulher sinta isso como uma possibilidade que a levará para uma melhor qualidade de vida. Nesse primeiro ponto aqui já estamos falando de uma atitude mental positiva. Sendo uma doença inflamatória, entende-se que é ali que o corpo está reagindo à inflamação, porém, provavelmente, todo o corpo deve estar inflamado.

Dessa forma, temos a chance aqui de também buscarmos quais os hábitos que precisam ser mudados para que nosso corpo desinflame. Veja que ter a capacidade mental de olhar para a doença como oportunidade de mudança, assim como percebê-la como uma nova chance, é algo que demanda muito esforço mental, pois, normalmente, tendemos a cair na vitimização ou na negação.

Saúde mental = desenvolvimento

Um indivíduo saudável mentalmente é uma pessoa que possibilita o desenvolvimento de suas habilidades pessoais para responder aos desafios da vida e contribuir com a sociedade. Não estamos falando aqui em estar feliz 100% do tempo, em se sentir realizada, em ter conquistado todos seus sonhos, mas sim em ser capaz de usar tudo o que você tem como habilidades adquiridas para enfrentar o que a vida lhe traz, no caso aqui, a endometriose.

Especificamente, uma mulher com endometriose, sabe que algumas coisas farão parte de sua rotina como: lidar com o estresse de exames constantes, com a ansiedade de como está a progressão da doença, com o medo do aparecimento de novos sintomas, a frustração de pôr vezes não ver resultados nos tratamentos, a sensação de incapacidade por não conseguir achar solução, solidão por não se sentir compreendida, tudo isso faz parte da vida de uma mulher com endometriose.

Apesar disso, essa mulher tem que saber buscar dentro dela todas as suas potencialidades, tem que saber reconhecer suas limitações, tem que reconhecer que altos e baixos fazem parte da vida e encará-los como parte do amadurecimento e de seu desenvolvimento pessoal, e o principal, saber quando é necessário procurar ajuda.

Por ser uma doença que demandará um acompanhamento perene é imprescindível haver um cuidado intenso tanto do corpo como da mente da mulher. Sabemos que haverá momentos desafiadores na vida, porém, quando estamos amparados em fortes habilidades emocionais para superá-los, conseguimos manter nossa vida muito mais leve, apesar dos desafios.

Se essa mensagem fez sentido para você, compartilhe com alguém que precisa ler isso hoje.

Conheça a clínica

Contamos com toda comodidade e conforto para seu atendimento.


Estamos localizados na Rua Princesa Isabel, 138 - Edifício José Barão - Sala 61 - Zona 4, Maringá–PR.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?